Dólar Canadense | DayCâmbio - Grupo Daycoval
abri modal

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moeda estrangeira?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moedas estrangeiras?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Assunto

Quero ser atendido por:

Dólar Canadense2023-11-28T20:09:01-03:00
- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/cambio/moedas-em-especie/dolar-canadense/

DÓLAR CANADENSE / CAD / C$ / $

Países: Canadá

Precisa Comprar ou Vender
DÓLAR CANADENSE?

Negocie com nossa Equipe agora.
Solicite cotação ou tire suas dúvidas, e surpreenda-se com o nosso atendimento!

Dólar canadense: uma das 10 moedas mais fortes do mundo

O dólar canadense é a décima moeda mais forte do mundo e chama atenção por sua estabilidade. Representado pelo código CAD e os símbolos $ ou C$, ele foi criado para proteger os interesses econômicos e fortalecer as relações comerciais do Canadá.

História e curiosidades sobre o dólar canadense

O dólar canadense foi criado em 1867 com a finalidade de tornar o Canadá menos suscetível ao fornecimento externo de moeda, já que anteriormente o país contava com diversos exemplares provenientes de seus colonizadores, a França e a Inglaterra.

Hoje, as notas em polímero são produzidas pelo Banco do Canadá e as moedas metálicas são de responsabilidade da Royal Canadian Mint (Casa da Moeda Real Canadense), instituição oficial para a fabricação da moeda.

Tour pela Casa da Moeda

A Royal Canadian Mint tem duas sedes. Uma delas fica em Ottawa e, atualmente, produz apenas moedas de colecionador e comemorativas feitas à mão, moedas de ouro, medalhas e medalhões. Já na unidade de Winnipeg é produzida toda a moeda que circula pelo país. A notícia boa é que as duas são abertas ao público e contam com visitas guiadas e lojinha para comprar souvenir.

A moeda de 1 milhão de dólares

Ao longo de sua história, o dólar canadense já teve moedas dos mais variados valores, até mesmo de C$ 0,25 de C$ 1 milhão. Já imaginou uma fortuna dessas em uma moedinha?

Loonie toonie

Se você estiver no Canadá e te pedirem um loonie, estão falando da moeda de C$ 1. Ela é chamada desta forma por conta da sua estampa da ave loon. Seguindo a mesma toada, a moeda de C$ 2 foi apelidada de toonie. Mas elas não são as únicas com apelidos. A moeda de 5 cents é conhecida como nickel, a de 10 cents é o dime e a de 25 cents é o quarter. Já no francês canadense, o dólar é chamado popularmente de piastre (pronuncia “piasse”).

Meio dólar

No Brasil, é proibido por lei rasgar notas de real. Já no Canadá, por muito tempo foi considerado comum dividir uma nota de dólar canadense ao meio para indicar que a mesma vale metade de seu valor nominal. A prática não chegou a ser proibida, mas o Banco Nacional passou a desincentivá-la.

Moeda animal

Cada moeda canadense leva a imagem de um animal do bioma deste país. A de C$ 2 tem um urso, C$ 1 tem um mergulhão-de-olhos-vermelhos, ¢ 25 tem uma rena e ¢ 5 tem um castor, o animal oficial do país. As exceções são a moeda de ¢ 10, que tem o barco pesqueiro Bluenose, e a de ¢ 50, que traz o brasão das Forças Armadas Canadenses.

A mudança de centavos

Em 2012, o Canadá interrompeu a produção de moedas de 1 cent por questões econômicas e ecológicas. Desde então, as transações financeiras que não terminam com um múltiplo de 5 são arredondadas para cima ou para baixo.

Onde usar?

O dólar canadense circula apenas no Canadá.

Compartilhe

Blog

–>
Ir ao Topo