Peso Mexicano | DayCâmbio - Grupo Daycoval
abri modal

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moeda estrangeira?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moedas estrangeiras?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Assunto

Quero ser atendido por:

Peso Mexicano2023-07-31T13:24:39-03:00

PESO MEXICANO / MXN / Mex$  / $

País: México

- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/cambio/moedas-em-especie/peso-mexicano/

Precisa Comprar ou Vender
PESO MEXICANO?

Negocie com nossa Equipe agora.
Solicite cotação ou tire suas dúvidas, e surpreenda-se com o nosso atendimento!

Peso mexicano: a moeda que é referência em segurança

Com origem espanhola, o peso mexicano é a terceira moeda mais popular do continente americano, atrás apenas dos dólares americano e canadense. Representado pelo código MXN e os símbolos $ ou Mex$, a moeda oficial do México é exemplo quando o assunto é design para prevenção à fraude.

História e curiosidades sobre o peso mexicano

Importada da Europa, a moeda conhecida como dólar espanhol ou peso de ocho circulava pelo México durante o período colonial.

Mesmo após a independência mexicana em 1821, o país seguiu utilizando a unidade monetária espanhola por décadas. Somente em 1866, a primeira moeda de peso foi emitida e, aos poucos, o ouro e a prata usados em sua fabricação foram substituídos por metais menos valiosos.

Ao longo do século 20, o peso mexicano se apresentou como uma das moedas mais estáveis do continente. Porém, nos anos 70, essa estabilidade foi abalada pela crise do petróleo, que teve forte impacto na economia mexicana.

Em 1993, foi introduzido o novo peso como uma manobra para controlar a desvalorização. O termo “novo” só saiu de circulação em 1996.

Atualmente, são produzidas moedas de 5, 10, 20 e 50 centavos e 1, 2, 5 e 10 pesos mexicanos. Além de notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 pesos.

Dono do cifrão

O símbolo $ é muito associado ao dólar americano. Mas você sabia que a moeda mexicana foi a primeira a adotar esse sinal? Especula-se que o cifrão tem origem na abreviação PS, utilizada para se referir ao peso espanhol nas Américas.

Modelo de segurança

Além de ser o percursor do uso do cifrão, o peso também inspirou o dólar americano com o seu design. A moeda mexicana é referência por seu layout à prova de falsificação, o que a tornou muito popular no século XIX.

Cem pesos. Sem troco

Apesar de serem impressas, as notas de 1000 pesos não são usadas com frequência. É comum que pequenos comércios a recusem por falta de troco.

Muitos apelidos

“Lucas”, “lana”, “marimba”, “dinheiro”, “morlacos”, “papiros” e “varos” são alguns dos apelidos utilizados pelos mexicanos para falar de sua moeda.

Além das fronteiras

No passado, o peso mexicano costumava ser aceito nos Estados Unidos, Canadá e até mesmo em alguns países asiáticos.

Onde usar?

O peso mexicano é aceito apenas no México.

Compartilhe

Blog

–>
Ir ao Topo