Peso chileno | DayCâmbio - Grupo Daycoval
abri modal

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moeda estrangeira?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moedas estrangeiras?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Assunto

Quero ser atendido por:

Peso chileno2023-07-31T13:24:25-03:00

PESO CHILENO / CLP / $

Países: Chile

- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/cambio/moedas-em-especie/peso-chileno/

Precisa Comprar ou Vender
PESO CHILENO?

Negocie com nossa Equipe agora.
Solicite cotação ou tire suas dúvidas, e surpreenda-se com o nosso atendimento!

Peso chileno: uma das moedas mais estáveis da América Latina

O Chile é um dos países mais ricos da América do Sul e sua moeda é o peso chileno. Representada pelo código CLP e o símbolo $, essa unidade monetária é referência no continente por sua estabilidade frente ao dólar.

História e curiosidades sobre o peso chileno

A primeira moeda a circular no Chile foi o real espanhol, enquanto o país ainda era uma colônia da Espanha, em meados do século XIX. Com a independência chilena, o primeiro peso chileno foi criado em 1925. Porém, em 1960, ele foi substituído pelo escudo chileno.

Por conta da ditadura militar e da grande depressão chilena, quando o PIB despencou e a inflação chegou a surpreendentes 800%, o governo estabeleceu o retorno do peso chileno em 1975.

Lucas e Gabriellitas

Os chilenos criaram diversos apelidos para a sua moeda. A nota de 1000 pesos, por exemplo, é conhecida popularmente como “luca”. Já a cédula de 5000 pesos é chamada de “gabriellita”, por conter a imagem da poetisa, diplomata e pedagoga Gabriela Mistral. Para 500 pesos, o apelido é “quina”, do espanhol “quinientos” e, por fim, “gamba”, que quer dizer “camarão”, para 100.000 pesos.

Símbolo mapuche

A cultura do povo mapuche, o indígena do Chile moderno, está estampada no peso chileno. O antú, símbolo que representa o sol dando vida à Terra, aparece em todas as notas novas. Segundo a mitologia mapuche, o antú é o espírito mais poderoso. Além da referência cultural, o símbolo também faz parte do mecanismo de segurança do peso chileno.

Herói nacional

O peso chileno se mostrou fundamental para o controle da inflação no país, que passou da falência a um dos territórios mais desenvolvidos da América. Com maior poder de compra, as pessoas contribuíram para a construção de uma economia forte e acelerada, tirando muitas pessoas da pobreza.

Onde usar?

O peso chileno é a moeda oficial do Chile e é utilizado apenas neste país.

Compartilhe

Blog

–>
Ir ao Topo