Libra Esterlina | DayCâmbio - Grupo Daycoval
abri modal

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moeda estrangeira?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moedas estrangeiras?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Assunto

Quero ser atendido por:

Libra Esterlina2023-11-28T20:08:02-03:00
- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/cambio/moedas-em-especie/libra-esterlina/

LIBRA ESTERLINA / GBP / £

Países: Reino Unido e nos territórios britânicos ultramarinos

Precisa Comprar ou Vender
LIBRA ESTERLINA?

Negocie com nossa Equipe agora.
Solicite cotação ou tire suas dúvidas, e surpreenda-se com o nosso atendimento!

Libra Esterlina: a moeda forte

Chamada pelos britânicos de “pound”, a libra esterlina, moeda do Reino Unido, é a mais antiga do mundo e uma das mais valorizadas também. Mas, mais do que isso, ela é um verdadeiro elemento cultural.

História e curiosidades sobre a libra

A libra esterlina tem sua origem cunhada na Roma Antiga. Inclusive, seu nome vem da expressão em latim “libra pondo”, que quer dizer “peso e equilíbrio”.

Em 928, o primeiro rei da Inglaterra, Athelstan, declarou a libra esterlina como moeda oficial. Porém, foram os reis David I da Escócia e Henrique II da Inglaterra que adicionaram “esterlina” ao nome, com o objetivo de unificar as suas moedas no século XII. No reinado da rainha Elizabeth I, em 1562, a libra esterlina foi adotada em todo o Reino Unido.

Atualmente, as notas e moedas são emitidas pelo Banco da Inglaterra, Banco da Escócia e Banco Real da Escócia, mas o controle monetário é realizado pelo Banco da Inglaterra. Seu símbolo é £ e o código internacional é GBP.

Forte e indestrutível

A palavra “esterlina” vem do francês antigo “esterlin”, que significa indestrutível, forte, duro. E realmente a moeda britânica segue com uma força admirável, já que em termos de valorização, só perde para algumas moedas de países árabes, como Kwait e Bahrein.

A face da realeza

Em 1960, a Rainha Elizabeth II foi a primeira monarca a ter sua imagem estampada em uma nota de libra esterlina. Desde então, ela aparece em todas as notas.

Escadinha

O tamanho das notas de libra esterlina varia de acordo com o seu valor, indo de 12,5cm x 6,5cm (£ 5) a 15,6cm x 8,5cm (£ 50).

Discurso memorável

A frase “I have nothing to offer but blood, toil, tears and sweat” (Não tenho a oferecer a não ser sangue, sofrimento, lágrimas e suor) foi dita por Winston Churchill em seu primeiro discurso como primeiro-ministro e estampa as notas de £ 5.

Apelidos da libra esterlina

Entre os britânicos, as moedas e notas de libra esterlina são chamadas coloquialmente por alguns termos diferentes. Pence é chamado de “pee” e £ 1 de “quid”. Já a nota de £ 5 é conhecida como “fiver” e ad e £ 10 como “tenner”.

A nota do milhão

Pode parecer piada, mas existem notas de £ 1 milhão de libras esterlinas. Isso porque bancos da Escócia e da Irlanda do Norte precisam ter a mesma quantia de libra esterlina e de suas próprias moedas.

Onde usar?

A Libra Esterlina é a moeda oficial do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e também dos territórios britânicos ultramarinos (Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Bermudas, Anguilla, Gibraltar, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Pitcairn, Geórgia do Sul, Santa Helena e Monte Serrat).

Compartilhe

Blog

–>
Ir ao Topo