Iene Japonês | DayCâmbio - Grupo Daycoval
abri modal

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moeda estrangeira?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moedas estrangeiras?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Assunto

Quero ser atendido por:

Iene Japonês2023-07-31T13:23:09-03:00

IENE JAPONÊS / JPY/ ¥

Países: Japão e no país africano Zimbábue

- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/cambio/moedas-em-especie/iene-japones/

Precisa Comprar ou Vender
IENE JAPONÊS?

Negocie com nossa Equipe agora.
Solicite cotação ou tire suas dúvidas, e surpreenda-se com o nosso atendimento!

Iene japonês: a moeda referência para os países asiáticos

Você sabia que o iene é a terceira moeda mais movimentada nos mercados financeiros internacionais, atrás apenas do euro e do dólar? Identificado pelo código JPY e o símbolo ¥, o iene é considerado um porto seguro para os investidores. Com uma das economias mais fortes do planeta, muitas reservas financeiras são feitas na moeda japonesa.

História e curiosidades sobre o iene japonês

A circulação de moedas no Japão começou com a importação de exemplares chineses antes do período Asuka. A partir de 708, o governo japonês passou a produzir dinheiro próprio, a Wado Kaichin (prata) e a Wado Kaiho (bronze).

Depois de mais de dois séculos, o país passou por uma crise e não conseguiu mais produzir as moedas. Com isso, voltou a importar da China, mas não foi suficiente para atender à crescente demanda. No século XIV e XVI, surgiram as moedas Toraisen e Shichusen para atender às necessidades comerciais e econômicas.

Depois, para contornar as enormes dívidas do período Sengoku, foram criadas as moedas Koshu Kin, de ouro, prata e cobre, mas o sistema financeiro se tornou muito complexo e insustentável. Então, em 1871, na Era Meiji, o iene foi criado no padrão das grandes potencias do século XIX.

No início, o iene era lastreado no ouro e, durante décadas, era tão valioso quanto o dólar e as moedas europeias. Contudo, após a rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial, a moeda começou a perder força. Em 1949, o iene passou a ser vinculado ao dólar e, naquele momento, um iene valia um dólar.

Em 1973, quando os EUA deixaram de lastrear o dólar com o ouro e passaram a usar commodities, o governo japonês começou a intervir na flutuação do iene, com o objetivo de deixá-lo mais competitivo internacionalmente.

Circular

O nome da moeda japonesa, iene, em português, significa “circular” ou “redondo”. Além disso, não existe plural no idioma japonês para essa palavra. Sempre o dinheiro será chamado de en, como os nativos se referem à moeda.

Moeda referência

O iene é considerado uma moeda referência na Ásia, já que países como Camboja, Vietnã e Laos o utilizam como base para suas economias.

À prova de crise

Quando comparado a outras moedas, o iene demonstra mais estabilidade em momentos de crise econômica. Isso acontece devido à capacidade do país de atrair capital por seu superávit comercial significativo.

Moedas comemorativas

Em diversas ocasiões, o Japão produz moedas comemorativas, frequentemente utilizando ouro e prata. Em 2009, foram lançados 47 designs únicos, um para cada província do país.

Carry trade

As baixas taxas de juros no país e a alta liquidez do iene, incentivam investidores a pegar emprestado dinheiro no Japão e investir em outros países. Essa prática é conhecida como carry trade e contribui para que o valor do iene se mantenha baixo em comparação com outras moedas.

O ano do império

A maioria dos países estampa em suas moedas o ano em que elas foram cunhadas. No Japão, isso também é feito, mas a data exibida é referente ao ano do reinado do imperador atual. Por exemplo, uma moeda cunhada em 2009 levaria a data Heisei 21 (o 21º ano do reino do Imperador Akihito).

Onde usar?

Além de ser a moeda oficial do Japão, o iene também é uma das moedas utilizadas no país africano Zimbábue, ao lado de outras sete moedas, o dólar americano, o rand sul-africano, a libra esterlina britânica, a pula de Botsuana, o dólar australiano, as rúpias indianas e o yuan chinês.

Compartilhe

Blog

–>
Ir ao Topo