Rand sul-africano | DayCâmbio - Grupo Daycoval
abri modal

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moeda estrangeira?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moedas estrangeiras?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Assunto

Quero ser atendido por:

Rand sul-africano2023-07-31T13:24:58-03:00

RAND SUL-AFRICANO / ZAR / R /

País: África do Sul, Lesoto e Namíbia, no Zimbábue e Suazilândia não oficialmente.

Casa de Câmbio DayCâmbio

Precisa Comprar ou Vender
RAND SUL-AFRICANO?

Negocie com nossa Equipe agora.
Solicite cotação ou tire suas dúvidas, e surpreenda-se com o nosso atendimento!

Rand sul-africano: a moeda da Montanha das Águas Brancas

Criada após a independência frente à coroa britânica, a moeda oficial da África do Sul é o rand sul-africano. Ele é representado pelo código ZAR e o símbolo R e é uma das moedas mais populares do continente africano.

História e curiosidades sobre o rand sul-africano

Por volta de 1652, a Cidade do Cabo passou a servir de porto para barcos holandeses e a receber moedas desse país, que circulavam paralelamente ao dólar espanhol.

Em 1806, com a conquista do território pelos britânicos, a libra esterlina entrou em circulação, ao lado de moedas portuguesas, holandesas, italianas e indianas. Em 1825, a libra foi adotada como moeda oficial.

A moeda britânica foi utilizada até 1920, quando a então União da África do Sul a substituiu pela libra sul-africana, sob a mesma cotação.

Apenas em 1961, com a criação da República da África do Sul, o rand sul-africano foi criado e segue como moeda oficial deste país. Atualmente, existem moedas de 5c, 10c, 20c, 50c, R1, R2 e R5 e notas de R10, R20, R50, R100 e R200.

Origem do nome

O nome rand vem da palavra Witwatersrand, que é uma abreviação de White-waters-ridge e, em português, que dizer Montanha das Águas Brancas. Esta é a região de colinas na qual foi construída a cidade de Johannesburgo e que é a maior reserva de ouro da África do Sul.

Inflação papa-moedas

Antigamente, além das moedas atuais, circulavam também exemplares de um e dois centavos de rand. Entretanto, a partir de abril de 2002, por conta da desvalorização resultante da inflação, todos os preços foram arredondados para 5c e as moedas menores saíram de circulação.

Big five e cia

Desde 1990, todas as notas de rand sul-africano levam desenho dos big five (grandes cinco), os cinco animais selvagens mais difíceis de serem caçados. São eles: o rinoceronte, o leão, o leopardo, o elefante e o búfalo. As moedas também apresentam imagem de animais, especialmente aves.

Atrativa para os brasileiros

De forma geral, o real é muito valorizado frente ao rand sul-africano, que costuma valer cerca de 1/3 da moeda brasileira. Essa diferença é um dos motivos que faz da África do Sul um dos destinos favoritos para quem quer fazer intercâmbio sem gastar tanto.

Onde usar?

Além da África do Sul, o rand também é aceito no Lesoto e na Namíbia de forma oficial e no Zimbábue e Suazilândia não oficialmente.

Compartilhe

Blog

–>
Ir ao Topo