- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/por-que-tantos-paises-nomeiam-suas-moedas-como-dolar/

Todos conhecemos o dólar americano, a moeda mais forte do cenário financeiro mundial. Mas poucas pessoas conhecem de fato a origem do nome da moeda oficial dos Estados Unidos. Além do mais, você tem ideia de quantos países também adotam esse nome em suas moedas?

Origem do termo Dólar

A palavra que dá nome ao dinheiro estadunidense não veio da Inglaterra, como pode-se imaginar. Ela vem do século XVI, de uma região próxima à atual República Tcheca, conhecida por Boêmia, mais especificamente, do Vale de São Joaquim.

Era lá que as pessoas cunhavam moedas de prata, para serem usadas como dinheiro e trocadas por mercadorias. O nome original das moedas, joachimsthaler, remetia ao nome da região no idioma local: Sankt Joachimsthal.

Com o passar do tempo, o nome dessas moedas foi sendo abreviado, ganhando o título de thaler — ou “do Vale”, em tradução. Os holandeses logo passaram a cunhar moedas muito parecidas, adaptando o nome para daler.

Presença Holandesa nos EUA

Com a descoberta do “Novo Mundo”, ou melhor, do continente americano, um sem-número de europeus cruzou o Oceano Atlântico em busca de vida nova. E os holandeses foram justamente um dos povos predominantes da nova cultura que se estabelecia nos Estados Unidos da América.

Nova York, por exemplo, já fora batizada como Nova Amsterdã no passado — em razão da presença maciça dos holandeses. Assim, foi questão de tempo até o nome daquelas moedas ir se arraigando na cultura local, transformar-se, finalmente, em “dólar”, até ser dessa maneira que os norte-americanos se referiam ao seu dinheiro.

Mas, por que tantos dólares no mundo?

A resposta para essa pergunta repousa na escolha que as colônias da Grã-Bretanha fizeram há muito tempo. Quando os Estados Unidos enfim se separaram da Inglaterra e deixaram de ser parte do Império daquele país, a nova nação também preferiu adotar o sistema centesimal para a sua moeda.

O sistema centesimal, aplicado ao dinheiro, significa que uma unidade monetária equivale a 100 centavos. Esse sistema difere do britânico, onde uma libra equivalia a 20 xelins, e cada xelim valia 12 pennies. Em 1971, os ingleses também aderiram ao sistema centesimal no que se referia à sua moeda.

Mas antes de 1971, as colônias britânicas tiveram de se posicionar e, por facilidade, preferiram se alinhar ao sistema usado até então nos Estados Unidos. Assim, vários desses países, que eram ou ainda são colônias, começaram a batizar sua moeda, também, como dólar.

Austrália, Canadá, Jamaica, Hong Kong, Nova Zelândia, Bahamas e Singapura permanecem até hoje com os seus dólares próprios. Entretanto, são diferentes de outras nações que, simplesmente, adotam o dólar americano como moeda oficial — e não possuem, de fato, uma moeda nacional. São eles: Equador, Panamá, Timor Leste, El Salvador e Micronésia.

DayCâmbio –  Rede de casas de câmbio do Grupo Daycoval.

Negocie agora com nossa equipe, temos diversos canais de contato para tirar suas dúvidas e fechar o melhor negócio. São mais de 80 lojas de câmbio em todo o Brasil para um bom negócio!