Shekel israelense | DayCâmbio - Grupo Daycoval
abri modal

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moeda estrangeira?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Comprar Moedas

Precisa negociar a compra ou venda de moedas estrangeiras?

Temos ótimas condições e o melhor atendimento para você realizar um ótimo negócio com a nossa equipe da unidade:

Assunto

Quero ser atendido por:

Shekel israelense2023-07-31T13:25:41-03:00

SHEKEL ISRAELENSE / ILS / ₪

País: Israel e Territórios Palestinos.

- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/cambio/moedas-em-especie/shekel-israelense/

Precisa Comprar ou Vender
SHEKEL ISRAELENSE?

Negocie com nossa Equipe agora.
Solicite cotação ou tire suas dúvidas, e surpreenda-se com o nosso atendimento!

Shekel israelense: a moeda dos tempos bíblicos

Com origem nos tempos bíblicos, shekel israelense, moeda oficial de Israel, tem muita história para contar. Seu código é ILS e o símbolo é ₪, uma combinação das primeiras letras das palavras hebraicas shekel ( ש ) e ẖadash ( ח ), que quer dizer novo.

História e curiosidades sobre o shekel israelense

A palavra shekel já era usada nas escrituras bíblicas para descrever unidades de medida para as trocas realizadas na época. Com o passar do tempo, foram criadas moedas para padronizar os negócios e eram chamadas de shekel e meio shekel.

No decorrer da história, os judeus perderam o domínio da região e a cunhagem de moedas foi descontinuada. Nos quatro primeiros anos após a independência de Israel, em 1948, a libra palestina ficou em circulação e, em 1952, ela foi substituída pela lira israelense.

Em 1980, os israelenses resolveram adotar uma moeda com nome em hebraico. Assim, após quase 2 mil anos, ressurge o shekel. Contudo, em cinco anos, a hiperinflação demandou uma reforma monetária e, com isso, foi lançado o novo shekel, que circula até os dias de hoje.

Atualmente, circulam notas de 20, 50, 100 e 200 shekels israelenses e moedas de 1, 2, 5 e 10 agorot, equivalente aos nossos centavos.

Séries A, B e C

Desde de seu lançamento, em 1985, o shekel já teve três diferentes modelos divididos nas séries A, B e C. Cada série contou com estilo próprio e novas tecnologias contra falsificação. Em todas as séries, diversas personalidades do povo judeu foram homenageadas com suas imagens estampadas nas cédulas.

Inscrições em moedas e notas

As moedas de shekel indicam seu valor em números, seguidos da unidade em hebraico, inglês e, às vezes, em árabe. No verso, há a palavra Israel, também nos três idiomas, além do ano de produção de acordo com o calendário hebraico.

Origem do nome

A palavra shekel vem do verbo Lishkol (לשקול), que quer dizer “pesar” em hebraico, justamente porque, nos tempos antigos, era assim que se pesava ouro, prata e cobre para fazer pagamentos. Então, a palavra shekel, seria o equivalente ao termo em português “grama”.

Onde usar?

O shekel é a moeda oficial de Israel e também é a principal moeda usada nos Territórios Palestinos.

Compartilhe

Blog

–>
Ir ao Topo