- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/voce-sabe-qual-e-o-papel-do-banco-central-no-mercado-de-cambio/

Embora esteja, direta ou indiretamente, inserido e interferindo em nossas vidas diariamente, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o papel do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio e na regulação da economia. Acompanhe nosso artigo e saiba mais!

O Banco Central do Brasil tem como principal função regular o mercado financeiro e estabilizar o poder de compra do real, monitorando as operações financeiras e garantindo que elas estejam dentro das regras estabelecidas por ele. Dessa forma, o Banco Central deve estar ciente de todas as operações de entrada e saída de dinheiro do país e fiscaliza as instituições financeiras.

Quais são os papéis do Banco Central?

O Banco Central do Brasil pode interferir mais ou menos no mercado financeiro do país e desempenha as seguintes funções na política econômica nacional:

– Venda de papéis do tesouro nacional, regulação de juros e monitoramento de riscos econômicos para o Brasil.

Disponibilizar empréstimos exclusivos aos participantes do sistema financeiro, regulando a liquidez da moeda e prevenindo falências bancárias – o que desencadeia um descontrole considerável na economia nacional.

– Ser o banco do governo, já que estão em seu poder as reservas internacionais em ouro ou moeda estrangeira.

Deter o monopólio de emissão de moedas, ou seja, o BC tem exclusividade para emitir ou autorizar a emissão de papel moeda no país.

Realizar a política cambial e monetária, inserindo e retirando moeda do mercado e regulando a moeda estrangeira que circula no país.

Por que optar por uma empresa de câmbio autorizada pelo Banco Central?

O Banco Central é quem estabelece as regras de compra e venda da moeda estrangeira e qualquer operação que não seja homologada por ele pode ser considerada ilegal e sujeita a penalização tanto para quem compra quanto para quem vende.

Nesse caso, garantindo uma operação de câmbio segura e com a origem do dinheiro legalmente comprovada, você se protege contra ações ilegais e evita dor de cabeça no momento de comprar dólar ou outras moedas estrangeiras.

Tem outras dúvidas sobre operações cambiais ou deseja fazer uma cotação no DayCâmbio? Entre em contato com um de nossos especialistas!

DayCâmbio –  Rede de casas de câmbio do Grupo Daycoval.

Negocie agora com nossa equipe, temos diversos canais de contato para tirar suas dúvidas e fechar o melhor negócio. São mais de 80 lojas de câmbio em todo o Brasil para um bom negócio!