- DayCâmbio - Grupo Daycoval - https://www.daycambio.com.br/curiosidades-voce-sabe-origem-do-nome-de-cada-moeda/

Trabalhamos e lidamos com diferentes moedas nacionais diariamente. Mas nem sempre sabemos o porquê daquela moeda possuir determinada alcunha. Para matar a curiosidade — nossa e sua –, explicamos abaixo a origem do nome de várias moedas. Confira!

Real

Após chamar-se cruzado, cruzado novo, cruzeiro, cruzeiro real, em 1994 foi criado o Plano Real. Dele, surgiu a moeda adotada há mais de 20 anos no Brasil. Mas pouca gente sabe que o Brasil já teve o real como moeda antes.

“Real” também era o nome da moeda portuguesa na época do nosso descobrimento por Cabral. O nome fazia referência à realeza de Portugal, que viveu sob uma monarquia durante muitos séculos. No plural, real virava réis (mais usado), assim foi até 1942 por aqui.

No entanto, existem duas versões consolidadas para o nome do nosso dinheiro. A segunda dá conta de que o batismo se deu por um “otimismo” no combate à inflação. No início dos anos 90, o Brasil experimentou graves crises inflacionárias que impactavam os preços diariamente.

Sob a alcunha de real, na visão dos seus criadores, o país encararia um preço mais próximo da realidade – longe dos valores sempre alterados pela inflação. “Real” também traria maiores possibilidades de publicidade.

Variações do real também se espalham pelo globo. Rial, que tem origem na palavra “regalis”, em latim, é o nome da moeda de países como Irã, Catar, Iêmen e Arábia Saudita.

Dólar

A palavra que dá nome ao dinheiro dos Estados Unidos não veio da Inglaterra, como muitos podem imaginar. Vem do século XVI, da Boêmia, região próxima à atual República Tcheca. Foi mais especificamente no Vale de São Joaquim que pessoas cunhavam moedas de prata para troca por mercadorias.

Seu nome original, “joachimsthaler”, remetia ao nome do Vale no idioma local: Sankt Joachimstha. Com o passar dos anos, esse nome foi sendo abreviado, virando apenas thaler — ou “do Vale”, em tradução. Os holandeses, também próximos dali, logo passaram a cunhar moedas bem semelhantes, adaptando seu nome para “daler”.

Com o grande fluxo de holandeses para os Estados Unidos durante os séculos XVIII e XIX, foi questão de tempo até o nome daquelas moedas ir se arraigando na cultura local. Enfim transformou-se em “dólar”, e o resto, como dizem, é história.

Diversos países também batizaram suas moedas de dólar. É o caso de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Cingapura, por exemplo.

Libra, Peso e Lira

Nomes das moedas de Inglaterra, Espanha e Itália, respectivamente, os três têm o mesmo significado. Em inglês, a libra é chamada pound e tem origem no latim — “poundus”, que significa peso. Já a lira seria uma variação da libra, com o mesmo sentido.

Atualmente, dessas três, apenas a libra esterlina não foi substituída pelo euro. Além dela, libra também é o nome das moedas de Sudão, Sudão do Sul, Egito, Líbano e Síria.

DayCâmbio –  Rede de casas de câmbio do Grupo Daycoval.

Negocie agora com nossa equipe, temos diversos canais de contato para tirar suas dúvidas e fechar o melhor negócio. São mais de 80 lojas de câmbio em todo o Brasil para um bom negócio!